sábado, 6 de outubro de 2012

Verbo ad Verbum


Manifesto Bazofiano

Elilson José Batista
Do Rapadura Cult

Atentos aos maneirismos e rococós da literatura oficial, ao parasitismo de institutos e academias, dizemos BASTA. À ostentação falha. À rabugice tétrica e petrificada. Ao desuso. Queremos o mundano, mas oxigenado. Títulos, só ostentações, chega! Sérgio Sampaio - cada lugar na sua coisa: um livro de poesia na gaveta não adianta nada/lugar de poesia é na calçada/lugar de quadro é na exposição/lugar de música é no rádio. Produzir, enfim. Mostrar, afinal. E dizemos NÃO: aos estatutos que curralizam; às normas que engessam; aos regimentos estanques; às ordenações doutrinárias. A Arte pode ser santa, mas não é Santo Ofício. Gerir a arte... antes, Gerar! Um fardo, os Fardões. Medalhões. A postos, pois os postos de comandos estão cheios de tentações. Que o fazer artístico seja quotidiano como o pão nosso de cada dia. O sol, lá fora. A vida afora. Fora! À Liberdade! A liberArte é a própria face da vida. Comida e Arte. Ser: eis a questão. Ser tão amplo, sertão encantado. Acompanhar Drummond a ser gauche na vida. Tempo. Ócio criador. Bandeira: Não quero saber do lirismo que não é libertação. As cercas. As cercanias de um novo fazer. A Arte em toda parte.Libertas quae sera tamen. Reviver Quintana com seu Poeminho do contra: Todos estes que aí estão/atravancando o meu caminho,/eles passarão.../eu passarinho! Por isso, proclamamos que:


1º. Está fundada a Confraria Bazofiana de Leros e Malassombros.
2º. Só serão aceitos membros que demonstrarem notória sapiência em bazófias e leros, com proficiência em malassombrismo.
3º. Os confrareiros estão isentos de mensalidades, taxas e emolumentos, salvo se graciosos, para a mantença do FMI (Fundo Mútuo e Indenizatório).
4º. Os encontros serão a paisano.
5º. Os títulos, comendas, honrarias, condecorações etc, serão depositados em uma cumbuca. Quem quiser recuperá-los, que meta a mão na cumbuca.
6º. Os Iniciados manterão com zelo e cuidados os kits de Primeiros Socorros - e seus correlatos -, quer individual ou coletivo.
7º. A religião, a política, o futebol, a filosofia, o judiciário, a mulher terão a mesma primazia com que se tratará o triângulo das Bermudas ou a existência de Pasárgada.
8º. Pede-se o não uso de expressões como “Eu vi primeiro”; “Dê cá o meu”; e “Mamãe passou açúcar em mim”.
9º. Todos serão iguais perante a LAI (Lei Alguma, Inclusive).
10º. Os Bazofianos não querem mudar as instituições, os poderes, visto que esses já são naturalmente malassombrados.
11º. Seguindo uma nova visão acadêmica, a Confraria terá como lema: “Estrambótico, ainda que tardio”.
12º. Contrariando os cânones acadêmicos, os bazofianos serão considerados mortais, até prova em contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário