segunda-feira, 4 de abril de 2011

Poesia pura

Reproduzo aqui soneto do Dr. José Hugo de Oliveira,
sertanejo, como eu, que alem de poeta é advogado competente.
Zé Hugo é Dix-Septiense da gema e neste belo soneto faz homenagem a Gov. Dix-Sept Rosado, cidade do sertão potiguar, que neste 4 de abril completa 48 anos de emancipação política.


Meu sertão


Eu vim, seu moço, do sertão faz muitos anos,
Mas seus meandros eu conheço muito bem.
E se não sabes, vou dizer - eu tenho planos,
De na velhice retornar pra lá também.

Lá como aqui tem ilusão, tem desenganos,
Desesperança, amor e ódio eu sei que tem,
Ninguém mais há que esteja, pois, imune aos danos
Da violência que viceja e faz refém...

Mas lá se vê muita cabocla na calçada
- Despida a noite e de mistérios rabiscada -
Sorvendo à lua o seu encanto e sutileza.

O meu sertão, seu moço, tem o doce extrato
Da flor que o campo ornando faz vista e retrato
Essa porção que mais ilustra a natureza.

Um comentário:

  1. de cima essa sua inspiração
    do coração Você escreve muito bem, é bom na rima
    vem lá Valeu, Zenóbio! Vc é um poeta arretado!

    ResponderExcluir