segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Crônica

                                                          


            NÃO BASTA SER ELEITOR, TEM QUE SABER NADAR!


Certa noite eu armei uma rede num canto de sala, fui até a cozinha, peguei um graúdo taco de rapadura, botei água num copo de alumino sem alça e bastante avariado (coisa de estimação), e deixei debaixo da rede, bem pertinho de mim. Peguei o controle remoto, apontei para a televisão, apertei o dedo, e o programa eleitoral “gratuito” estava lá. Não tive escolha, tive que assistir a propaganda dos candidatos. Alguns atrapalhados, de olhos arregalados, dizendo: ”Vou trabalhar pela educação, saúde, segurança, e emprego! Eu sou um “canidato” ficha limpa! O meu “númuro” é ““.
Na propaganda dos presidenciáveis, um lado dizia que tinha feito muito e ia continuar fazendo. O outro lado dizia que tinha pouca coisa feita, e que iria fazer muito mais. Mas o que me chamou a atenção mesmo foi um “efeito especial”, onde uma bolinha de papel jogada na cabeça de um candidato teve o mesmo impacto que uma ‘banda’ de tijolo!
            Como faz falta a velha cédula de papel! Ali agente escrevia um bocado de desaforo, endereçava a esses candidatos, e tava feito o desabafo! O fato é que naquela noite assisti ao programa até o final, desarmei a rede, e guardei o velho copo de estimação. Passada a campanha, já sabendo quem ganhou e quem perdeu, fui ‘bulir’ na internet e fiquei indignado com o que vi: Uma estudante de São Paulo, incitando a morte aos nordestinos por afogamento! Segundo ela, isso ia fazer um bem danado a São Paulo! Esse desatino me fez pensar: “Se São Paulo ficasse a mais ou menos umas dez léguas daqui, eu ia num carro da linha de manhã, voltava de tarde, só pra ter uma “conversinha” com essa estudante” (para minha segurança, na mala eu levaria um colete salva-vidas). Mas como São Paulo fica a muitas léguas daqui, resolvi mandar e-mail que dizia o seguinte: “Oxente, menina! Você ta com o cão nos couros, é? Você sempre foi tiririca com os nordestinos, ou só fica assim quando o seu candidato perde? Nas redes sociais na internet, muita gente fala mal dos nordestinos, mas fica no anonimato! E você foi mostrar as venta por quê? Ta correndo um boato, que você vai ser chamada aos “carretéis”. Fique sabendo, minha jovem, que neste país, só quem manifesta preconceito contra os nordestinos e nunca é chamado aos “carretéis”, são os roteiristas de telenovelas, programas de humor, cinema, e publicidade!”.
“Mensagem enviada com sucesso”. Até agora estou aguardando uma resposta da moça... Pelo jeito o e-mail foi deletado. Digo, afogado! É, morreu na podridão do rio Tietê.



                                                                                                                                   FABIANO REGIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário