sexta-feira, 22 de outubro de 2010

FOLCLO - RINDO

         O tal GPS  

           O sítio "Olho D'aguinha", uma comunidade com 300 habitantes, situada entre Alexandria, no Rio Grande do Norte e Brejo dos Santos, na Paraíba está sendo disputada pelos dois municípios.
            É que no censo de 2007 os pesquisadores do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - utilizaram o GPS - Global Positioning System, ou simplesmente Geo-posicionamento por satélite - e descobriram que a localidade situada em terras potiguares, o que representa uma receita de 200 mil reais a mais na receita de Alexandria.
             O problema é que os novos habitantes daqui não querem, nem a pau, a naturalização de "papa jerimum" e se recusam a dar informações aos recenseadores alexandrienses. A população de Olho Daguinha, inclusive, fez assembleia para protestar contra a situação e confeccionou faixas em que exibem o orgulho de ser paraibano.

             A disputa mexeu tanto com os nervos do povo de lá, que dizem que um vereador da cidade, que é natural da comunidade, ao discursar culpando políticos de Alexandria pela mudança de território, foi alertado de que se tratava de posicionamento geográfico descoberto pelo GPS do IBGE, num arrebatamento de autoridade propalou:
___ Pois mandem esse tal de GPS vir falar comigo, ora mais!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário